Selecione Hotel
-
+
-
+
Selecione a idade das crianças!

Blog Post

Genipabu, o "cartão-postal" dos Deuses

Mar 27, 2021

Motivos para você conhecer a praia de Genipabu

"Com ou sem emoção?" A resposta a essa pergunta é a senha para definir se o passeio de bugue nas dunas fixas e móveis de Genipabu vai ser uma aventura com altas doses de adrenalina ou uma voltinha para contemplar a paisagem. Uma das principais atrações do destino Natal, Genipabu foi o primeiro ponto turístico potiguar famoso internacionalmente. A praia também reserva atrações como o passeio de dromedário e uma linda lagoa.

Genipabu - Hotéis em Natal

Genipabu fica a 25 quilômetros de Natal, no Litoral Norte. Todas as manhãs, uma verdadeira "procissão" de bugues atravessa a ponte Forte-Redinha em direção à praia, levando turistas dos mais variados sotaques e tendências. O destino são as curvas fechadas, as descidas íngremes e as aceleradas bruscas que os pilotos fazem nas dunas, aproveitando a imensidão branca e sinuosa de areia.


Vale lembrar, porém, que todas as manobras são estudadas e relativamente seguras. A atividade dos bugueiros é supervisionada pela Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte e os profissionais passam por capacitações constantes sobre segurança no trânsito e outros temas, como atendimento turístico e língua estrangeira.

Fotos: Giovanni Sérgio

Além de servir de palco para emoções, o cenário também oferece uma privilegiada visão do mar de Genipabu, palavra que deriva do tupi "jenipa-bu", que significa "local onde se encontra jenipapo". A parada para ver (e fotografar) a praia já faz parte da rota dos bugueiros nas dunas. O enquadramento da foto pode incluir um pedaço de duna, o mar, rústicas jangadas e viçosos coqueiros.

Genipabu - Hotéis em Natal

As dunas de Genipabu já foram tema de inúmeras reportagens de veículos de mídia impressa e TVs nacionais e estrangeiras. Também já "estrelaram" programas de apresentadores famosos, como Ana Maria Braga e Xuxa, além de novelas de grande sucesso.


Em "Tieta" (1990), por exemplo, a personagem-título de Beth Faria se despediu de seu vilarejo, Mangue Seco, numa cena rodada na praia potiguar. Outro capítulo famoso, o último da novela O Clone (2001), teve cenas gravadas nas dunas, que na ocasião representaram o deserto árabe, palco do amor entre os personagens de Giovanna Antonelli e Murilo Benício.

 

Por falar no mundo árabe, outra famosa atração de Genipabu são os dromedários, animal típico do Oriente Médio, parente do camelo, com a diferença de que tem apenas uma corcova. O turista pode passear pelas dunas e sentir-se em pleno deserto do Saara, montado num dos dez animais do plantel local, que começou com dromedários importados da Espanha e agora já tem animais autenticamente potiguares.

Fotos: Giovanni Sérgio

Conhecer de perto a Lagoa de Genipabu deve fazer parte do passeio. Trata-se de um belo cenário, que permite um gostoso banho de água doce e tem atrações como pedalinhos, caiaques, esquibunda e aerobunda. No esquibunda, o turista desce a duna em alta velocidade, sentado numa prancha, até chegar às águas da lagoa. No aerobunda, o visitante sai de uma plataforma e faz uma tirolesa até se jogar na lagoa.

Fotos: Canindé Soares

Vale também reservar um tempo para a própria praia de Genipabu, uma das mais bonitas do litoral potiguar, com boa estrutura de barracas e restaurantes. E como aproveitar todo o esplendor do litoral potiguar sempre vale a pena, outra dica é atravessar o Rio Ceará Mirim em balsas rudimentares e começar uma nova jornada litorânea. As praias de Barra do Rio, Graçandu, Pitangui, Jacumã e Muriú complementam em grande estilo o passeio que começa pelas dunas fixas e móveis de Genipabu.

 

Fonte: Assessoria de imprensa da EMPROTUR

Compartilhar

49º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas em Natal
16 abr., 2024
Preparados para quatro dias intensos de conhecimento e networking? O 49º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas está chegando e promete ser um marco na área da saúde! De 16 a 19 de Junho, o Centro de Convenções de Natal será o epicentro das mais recentes descobertas e debates sobre diversos temas relevantes da análise clínica.
Serras do Rio Grande do Norte
15 abr., 2024
Em um estado famoso por suas praias deslumbrantes, muitos se surpreendem ao descobrir que o Rio Grande do Norte também abriga um tesouro escondido nas alturas: suas deslumbrantes serras. Entre elas, destacam-se o Monte das Gameleiras, a Serra de São Bento, Portalegre, Martins, o Pico do Cabugi e a Serra de Santana.
01 abr., 2024
Confira o que acontece de melhor no mês de Abril na capital potiguar.
Mostrar mais

Natal te espera em breve...

SIGA-NOS NO INSTAGRAM
Share by: