[Ir para o Conteúdo]Política de Privacidade
Natal - RN, 59090-050 +55-84-3219-2230
Reservas

Genipabu, o "cartão-postal" dos deuses

Posted by: Praiamar Natal Hotel & Convention
24 Jul
No

 

"Com ou sem emoção?" A resposta a essa pergunta é a senha para definir se o passeio de bugue nas dunas fixas e móveis de Genipabu vai ser uma aventura com altas doses de adrenalina ou uma voltinha para contemplar a paisagem. Uma das principais atrações do destino Natal, Genipabu foi o primeiro ponto turístico potiguar famoso internacionalmente. A praia também reserva atrações como o passeio de dromedário e uma linda lagoa.

 

Genipabu fica a 25 quilômetros de Natal, no Litoral Norte. Todas as manhãs, uma verdadeira "procissão" de bugues atravessa a ponte Forte-Redinha em direção à praia, levando turistas dos mais variados sotaques e tendências. O destino são as curvas fechadas, as descidas íngremes e as aceleradas bruscas que os pilotos fazem nas dunas, aproveitando a imensidão branca e sinuosa de areia.

 

Vale lembrar, porém, que todas as manobras são estudadas e relativamente seguras. A atividade dos bugueiros é supervisionada pela secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte e os profissionais passam por capacitações constantes sobre segurança no trânsito e outros temas, como atendimento turístico e língua estrangeira.

 

Além de servir de palco para emoções, o cenário também oferece uma privilegiada visão do mar de Genipabu, palavra que deriva do tupi "jenipa-bu", que significa "local onde se encontra jenipapo". A parada para ver (e fotografar) a praia já faz parte da rota dos bugueiros nas dunas. O enquadramento da foto pode incluir um pedaço de duna, o mar, rústicas jangadas e viçosos coqueiros.

 

A Estrela Que Atrai A Mídia

As dunas de Genipabu já foram tema de inúmeras reportagens de veículos de mídia impressa e TVs nacionais e estrangeiras. Também já "estrelaram" programas de apresentadores famosos, como Ana Maria Braga e Xuxa, além de novelas de grande sucesso.

 

Em "Tieta" (1990), por exemplo, a personagem-título de Beth Faria se despediu de seu vilarejo, Mangue Seco, numa cena rodada na praia potiguar. Outro capítulo famoso, o último da novela O Clone (2001), teve cenas gravadas nas dunas, que na ocasião representaram o deserto árabe, palco do amor entre os personagens de Giovanna Antonelli e Murilo Benício.

 

Por falar no mundo árabe, outra famosa atração de Genipabu são os dromedários, animal típico do Oriente Médio, parente do camelo, com a diferença de que tem apenas uma corcova. O turista pode passear pelas dunas e sentir-se em pleno deserto do Saara, montado num dos dez animais do plantel local, que começou com dromedários importados da Espanha e agora já tem animais autenticamente potiguares.

 

O Esquibunda, A Balsa E As Próximas Praias

 

Conhecer de perto a Lagoa de Genipabu deve fazer parte do passeio. Trata-se de um belo cenário, que permite um gostoso banho de água doce e tem atrações como pedalinhos, caiaques, esquibunda e aerobunda. No esquibunda, o turista desce a duna em alta velocidade, sentado numa prancha, até chegar às águas da lagoa. No aerobunda, o visitante sai de uma plataforma e faz uma tirolesa até se jogar na lagoa.

 

Vale também reservar um tempo para a própria praia de Genipabu, uma das mais bonitas do litoral potiguar, com boa estrutura de barracas e restaurantes. E como aproveitar todo o esplendor do litoral potiguar sempre vale a pena, outra dica é atravessar o Rio Ceará Mirim em balsas rudimentares e começar uma nova jornada litorânea. As praias de Barra do Rio, Graçandu, Pitangui, Jacumã e Muriú complementam em grande estilo o passeio que começa pelas dunas fixas e móveis de Genipabu.

 

Fonte: Assessoria de imprensa da EMPROTUR | Foto: Giovani Sérgio

Comentários
*
*
*
* Campos obrigatórios