[Ir para o Conteúdo]Política de Privacidade
Natal - RN, 59090-050 +55-84-3219-2230
Reservas

Festa de Nossa Senhora da Apresentação, Padroeira de Natal

Publicado por: Praiamar Natal Hotel & Convention
13 Nov
No
Festa de Nossa Senhora da Apresentação, Padroeira de Natal

A comemoração católica acontece em novembro


A história de Natal é marcada por tradições seculares, pela fé e pela devoção de seu povo a sua padroeira, Nossa Senhora da Apresentação. Conta a tradição que na manhã de 21 de novembro de 1753, pescadores encontraram na margem direita do Rio Potengi, na confrontação da Igreja do Rosário, um caixote que estava encalhado numa pedra. Quando o abriram, encontraram uma imagem da mãe de Jesus com um menino no colo e uma mensagem: "Aonde esta imagem aportar nenhuma desgraça acontecerá".


A referida imagem tinha uma mão estendida, aparentando sustentar alguma coisa. Logo, deduziram que fosse um rosário. Avisado sobre a novidade daquela descoberta, o vigário da Paróquia, Pe. Manoel Correia Gomes, se dirigiu ao local e conduziu a imagem para a Igreja Matriz, ciente de que se tratava de um ícone de Nossa Senhora do Rosário. Entretanto, como 21 de novembro é, no calendário litúrgico da Igreja Católica, o dia em que se festeja a apresentação da Mãe de Jesus no Templo, deram à imagem que apareceu no Rio Potengi o nome de Nossa Senhora da Apresentação.


O título de Nossa Senhora da Apresentação surgiu de uma Tradição cristã muito antiga que narra a apresentação de Maria, feita por seus pais, Joaquim e Ana, no templo de Jerusalém. Maria tinha, então, apenas três anos de idade. A Tradição Cristã conta que, no fato em questão, a Virgem Maria, ainda criança, consagrou sua vida, seu corpo, seu coração e entregou-se totalmente a Deus, oferecendo-se para servir a Ele como Ele quisesse. Assim nasceu o título de Nossa Senhora da Apresentação: porque ela foi apresentada no Templo do Senhor.

 

A Festa de Nossa Senhora da Apresentação

Os festejos em honra de Nossa Senhora da Apresentação acontecem no período de 11 a 21 de novembro. As celebrações religiosas acontecem na Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral) e na Catedral Metropolitana. Dentro da programação religiosa, uma atividade que aglomera milhares de fiéis, é a "Missa da Pedra do Rosário", celebrada à beira do Rio do Potengi, local onde a imagem apareceu. A missa é celebrada às 5 horas da manhã.

 

No período de 12 a 20, a programação será a seguinte: 5h30, caminhada, da Igreja de Nossa Senhora do Rosário para a antiga Catedral, na Cidade Alta, concluindo com celebração eucarística; às 16h30, também na antiga Catedral, recitação do Ofício de Nossa Senhora; e, às 19h, na Catedral Metropolitana, celebração de novena, seguida de quermesse.


Os festejos serão encerrados dia 21 de novembro, feriado no município de Natal. Nesse dia, a  programação iniciará logo na madrugada, com a tradicional missa, na Pedra do Rosário, e se estenderá até o final da tarde, quando acontecerá a procissão, pelas ruas do centro de Natal, encerrando com a missa, em frente à Catedral Metropolitana.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

#Festadaapresentacao2019 ♥️🙏🏾

Uma publicação compartilhada por Arquidiocese de Natal (@arqnatal) em

 

A Pedra do Rosário

O local onde a imagem foi encontrada, às margens do Rio Potengi e em frente à Igreja do Rosário, na atual Pedra do Rosário, em Natal, onde hoje os católicos se reúnem para venerar a padroeira, em especial, no dia da padroeira.

 

Pedra do Rosário - Hotel em Natal

Foto: Roberto Duarte

 

A Catedral Antiga

A antiga Catedral de Natal, atual Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, localiza-se na Praça André de Albuquerque. Lá, no dia 25 de dezembro de 1599, foi celebrada a primeira missa na cidade, pelo padre Gaspar Moperes.

 

Igreja de Nossa Senhora da Apresentação - Hotel em Natal

 

A Catedral Nova

A Catedral Metropolitana de Natal (também conhecida como Catedral Nova ou Catedral Nova Cidade), é uma catedral dedicada à Nossa Senhora da Apresentação. Foi inaugurada em 21 de novembro de 1988, e localiza-se no bairro da Cidade Alta. Ela possui um estilo de construção com linhas ascendentes na forma trapezoidal bastante peculiar. 

 

Catedral Metropolitana de Natal - Hotel em Natal

Comentários
*
*
*
* Campos obrigatórios